fbpx
5 Maneiras de melhorar o desempenho do website da sua empresa

5 Maneiras de melhorar o desempenho do website da sua empresa

Entenda um pouco mais sobre como o seu site pode conversar com mais leads, gerar uma experiência melhor e atrair mais clientes.

Há uma variedade de fatores que entram na concepção de um site empresarial de sucesso. Você precisa da atenção de uma variedade de pessoas interessadas. Você precisa de um fluxo de trabalho que assegure que o projeto se mantenha no caminho certo. Você precisa de designers e escritores talentosos para transmitir todas aquelas informações valiosas que você deseja comunicar a seus clientes – e a clientes potenciais.

Mas também há muitos equívocos sobre o desenvolvimento de websites empresariais. Embora estas empresas maiores sejam obviamente lucrativas, isso nem sempre significa que elas descobriram completamente como traduzir seu sucesso para a Internet. Já vimos empresas com grandes orçamentos matarem um projeto de website empresarial. Vimos websites com um design difícil e com tantos elementos móveis que são impossíveis de navegar. Vimos websites básicos e modelos que não comunicam remotamente as capacidades de empresas com fluxos de receita inacreditavelmente impressionantes.

Portanto, a moral da história é que não importa o tamanho de uma empresa, ou o escopo de um projeto, sempre há coisas que podem dar errado durante o desenvolvimento de websites empresariais. Entretanto, não tenha medo: existem alguns conceitos simples nos quais você pode confiar para melhorar o desempenho do website de sua empresa, quer você esteja começando do zero ou simplesmente melhorando o atual.

1. A clareza é sempre rei

Quando as pessoas visitam seu site, elas estão à procura de informações. É realmente assim tão simples. Talvez eles estejam querendo se aprofundar em seus produtos e/ou serviços. Talvez eles estejam seguindo sua liderança. Talvez esta seja a primeira experiência deles com a sua marca.

É por isso que é tão importante explicar rápida e claramente o que você faz. Isto envolve o casamento perfeito de design e conteúdo, e você não precisa absolutamente pensar demais. Com as mensagens certas, e as chamadas certas para a ação, você pode sucintamente dar aos visitantes do site exatamente o que eles estão procurando.

Se você é um titã dentro de sua indústria – diga um Wal-Mart, Apple ou Amazon – então talvez você possa escapar assumindo que seus clientes saibam tudo sobre você. Mas para a maioria das empresas, a estratégia de conteúdo do site de sua empresa deve tratar os visitantes do site como se fossem leigos.

2. Enfatize a experiência do usuário

Isto continua o tema da dica anterior. Se os visitantes ficarem confusos sobre o que você faz, eles definitivamente vão para outro lugar. Mas mesmo que os visitantes saibam tudo sobre você, e se esforcem para navegar em seu site, então eles ainda vão perder o interesse. Como mencionamos na introdução, seu site pode ser o site mais bonito do mundo, mas todos aqueles efeitos, imagens, animações, etc, não têm sentido se os visitantes não conseguirem encontrar as informações que estão procurando.

Do ponto de vista do design, layouts simples que maximizam o espaço em branco, utilizam gráficos e fotos eficazes e evitam qualquer sensação de desordem serão mais atraentes para seus clientes. E quando se trata de conteúdo, concentre-se na qualidade e não na quantidade. Quer você esteja escrevendo uma manchete ou um post de 1.500 palavras no blog, o conteúdo deve sempre responder a esta pergunta: É, de alguma forma, a solução do problema de um cliente? (Mais sobre isso em um pouco).

3. Garanta a resposta de seu site

Mais uma vez, esta dica se baseia na anterior, uma vez que está diretamente ligada ao projeto. Assim, para dar a importância da capacidade de resposta, eis a estatística perfeita: nos últimos cinco anos, o tráfego móvel subiu 222%.

Portanto, não é preciso dizer que, se o seu site não é responsivo, você está perdendo uma tonelada de tráfego potencial. Para aprofundar um pouco mais esses números, em 2013 os smartphones representavam aproximadamente 16% do tráfego mundial na web, enquanto em 2018 esse número havia saltado para aproximadamente 52%.

Embora pareça absurdo dizer em 2019 que você precisa ter um website com capacidade de resposta, basta reservar algum tempo para navegar em sites empresariais na velha web mundial usando seu smartphone ou tablet e você verá que existem empresas de sucesso que ainda precisam do lembrete. Talvez um dia a capacidade de resposta seja assumida em cada construção ou redesenho de website – mas ainda não chegamos lá, então continuaremos enfatizando sua importância.

 

LEIA TAMBÉM

>>> Website: Você no controle do seu negócio digital
>>> Por que ter um site? Entenda os motivos para sua empresa ter um
>>> Google Search Console: uma fonte inexplorada de palavras-chave

 

4. Solucione os problemas de seus clientes

As duas últimas dicas foram mais centradas no design, então vamos nos concentrar no conteúdo por um segundo (além dos conselhos de “qualidade sobre quantidade”). É importante ter uma estratégia abrangente de conteúdo no site da empresa. Isto começa com a compreensão da jornada de vendas. E se você entender a jornada de vendas, você entende que seu produto ou serviço está resolvendo um problema específico do cliente.

Se você levar este conceito a sério, ele deve permear toda a sua estratégia de conteúdo. E tenha em mente que não estamos falando apenas de artigos e manchetes. Seu conteúdo deve ser variado para diferentes tipos de consumidores, o que inclui vídeos, white papers, eBooks, infográficos e, é claro, posts em blogs. E embora seu conteúdo deva ser valioso, ele também deve ser constantemente atualizado para que nunca se torne obsoleto. Em última análise, os melhores sites empresariais são mais do que uma simples loja on-line – são recursos para clientes que buscam informações.

5. Não esquecer a geração de leads e demanda

Há uma coisa que a Internet não pode mudar: as empresas ainda se esforçam para gerar leads e reconhecimento da marca. Mais uma vez, o conteúdo desempenha um papel fundamental nesta linha.

Se seu site não está gerando negócios consistentes, alguma coisa deu errado. Se não for, é hora de analisar suas chamadas para ação e ofertas de conteúdo. Ao ser mais estratégico com elas em todo o site – e ao criar páginas de destino exclusivas para elas – você tem o potencial de entregar mais prospectos à sua equipe de vendas.

Por exemplo, a maioria dos sites de empresas tem os formulários de contato padrão, mas esperar que um cliente clique nessa chamada para ação significa que você está contabilizando apenas uma etapa da jornada de vendas – aquele momento em que o cliente já decidiu fazer uma compra. Isso é ótimo, mas você deve prestar contas dos diferentes pontos de seu funil de vendas. Por exemplo:

Conteúdo do topo do funil: eBooks, infográficos, e white papers;
Conteúdo do meio do funil: Estudos de casos e vídeos;
Conteúdo do fundo do funil: Dados do produto, pedido de contato de vendas, e outros CTAs.
Cada negócio é diferente, mas isto serve como um bom guia de conteúdo do site da empresa do ponto de vista da geração de chumbo e demanda.

Reserve um tempo para melhorar o site de sua empresa
Esperamos que as dicas aprendidas hoje seja que mesmo as menores empresas podem lutar on-line, especialmente no que diz respeito à construção e gerenciamento de um site de fácil utilização e gerador de leads. Na verdade, nenhum negócio está imune a falhas na Internet, e a única maneira de sobreviver é ter uma filosofia de melhoria constante para se manter à frente da concorrência.

Esperamos que, se você for um comerciante que está lendo estas dicas, você esteja acenando com a cabeça porque você tem feito estas coisas o tempo todo. Mas se você não estiver, com um design sólido e uma estratégia de conteúdo você pode corrigir o rumo. Porque há outra lição a tirar de hoje: nunca é tarde demais para melhorar o desempenho do site de sua empresa.

Consulta: macan

 
 
 
 
 
 

RAO Marketing Digital
Precisa de ajuda? Converse com a gente!